segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Conta a canção, 29 de Novembro, em Ponte de Lima

A leitura como projeto: percursos de leitura literária do jardim de infância ao 3º ciclo: 29 de novembro, em Ponte de Lima

Sobre o livro que se apresenta, resultado do trabalho de 82 docentes ao longo de um ciclo de oficinas de formação, a Dr.ª Teresa Calçada escreveu: "É verdade que na origem deste trabalho esteve um projeto da Rede de Bibliotecas Escolares/Ideias com mérito, que se foi superando a si próprio nos objetivos, até chegar à edição deste livro, capaz de se constituir como exemplo e referência bibliográfica para professores, escolas e bibliotecas escolares que queiram melhorar as suas práticas leitoras e representar positivamente a leitura literária junto da comunidade."

Com emoções nunca se chega ao céu

Momentos de reflexão, em Paredes de Coura, sobre o futuro da escola pública



terça-feira, 30 de setembro de 2014

Currículo Escolar e Justiça Social/Jurjo Torres Santome

25 de Outubro - Centro Cultural de Paredes de Coura

Para debater o tema ESCOLA PÚBLICA: DE BEM COM OUTROS E DE MAL CONTIGO, no dia 25 de Outubro, em Paredes de Coura, estarão presentes o professor catedrático da Universidade da Corunha Jurjo Torres Santomé, Marco Ramos (docente universitário, psicólogo clínico, psicoterapeuta), José Pacheco Pereira (conhecido historiador, comentador e político), Manuel Carvalho da Silva (sociólogo, professor, sindicalista), Teresa Calçada (ex-coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares) e Paulo Guinote (Professor, autor de vários livros sobre educação, criador do blogue a “educação meu umbigo”). Modera a mesa-redonda Fernanda Freitas (jornalista/ex-apresentadora do programa Sociedade Civil).  
Cristina Baptista (reconhecida médica ortodontista, criadora da smile dance) vai ensinar-nos "a rir e a dançar com a vida".

Questões que se prendem com a escola, o papel dos professores na geração digital, a (des) motivação crescente, o impacto do stress docente na escola, os mega-agrupamentos, o envelhecimento da população e a diminuição de alunos, são questões que exigem reflexão. O que é necessário mudar, quais os caminhos a seguir ? Que valores defender ? Como vencer o medo? Estas e outras questões serão debatidas por grandes especialistas e profissionais .


quinta-feira, 3 de abril de 2014

Professor João Lobo Antunes: discurso na Abertura do Ano Académico

Compensa mais chumbar ou investir nos alunos?

David Justino

"O presidente do Conselho Nacional de Educação defendeu hoje que é preciso «fazer as contas» para perceber se o ganho que se teria em afetar mais recursos às escolas compensaria as perdas anuais de milhões de euros devido aos chumbos.

«Se é necessário afetar mais meios, é afetar os meios que já existem dentro do sistema e que estão mal aproveitados. Se for preciso adotar ainda mais meios, é preciso fazer as contas para saber se o ganho que se tem compensa a perda que se tem, ou não. Aquilo que andamos a perder todos os anos é muito grave», defendeu hoje o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), David Justino." CONTINUAR A LER

domingo, 2 de março de 2014

Dia 5 de abril: alteração ao programa

Motivos profissionais não previstos obrigaram Hugo Cruz a cancelar a sua presença no Ciclo de Conferências, no dia 05 de abril. João Seabra irá contagiar-nos com "Uma estória da escola minhota: do pó de giz ao quadro digital".

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

AVISO

As inscrições para o CICLO DE CONFERÊNCIAS, na totalidade dos módulos, estão encerradas.

Ainda existe a possibilidade de inscrição, até ao limite de 285 lugares, nos Módulos que decorrem:

  • no dia 25 de outubro - em Paredes de Coura
  • no dia 29 de novembro - em Ponte de Lima

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A ESCOLA DA GERAÇÃO DIGITAL: Desorientação, Criatividade e Inovação

O Centro de Formação de Educação e Inovação dos Profissionais de Educação - Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura, em colaboração com a Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, promove novo Ciclo de Conferências em 2014. 

A temática incide, este ano, sobre A ESCOLA DA GERAÇÃO DIGITAL: Desorientação, Criatividade e Inovação. Estarão presentes conferencistas de vários quadrantes, de reconhecido mérito nacional e internacional.

O CICLO DE CONFERÊNCIAS decorre ao longo do ano (5  de abril, 24 de maio, 25 de outubro e 29 de novembro), nos quatro concelhos afetos ao Cenfipe.

O CICLO DE CONFERÊNCIAS  foi acreditado pelo  pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua na modalidade de Curso (25 horas = 1 crédito) para todos os professores e educadores.