25 DE OUTUBRO

25 de outubro de 2014 
Paredes de Coura 
 Centro Cultural


ESCOLA PÚBLICA: 
De Bem com outros e de Mal contigo


9.30 horas - Sessão de Abertura
Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Victor Paulo Pereira; Diretor do CENFIPE, José Carlos Fernandes,  Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares

9.45 horas - Conferência: “Novas Políticas, Reformas Educativas e Construção de Personalidades Neoliberais no Sistema Educativo”   
               Jurjo Torres Santomé (Universidade da Corunha)
DEBATE
Cofee Break
11.00 Horas - CONFERÊNCIA:  “O Stress Docente e suas implicações na instituição                              escolar
                          Marco Ramos



Ideias no Palco (que nos contagiam e inspiram…)

Ensinar a “Sorrir e Dançar” com a vida
Cristina Baptista
Almoço
15.00 Horas – MESA REDONDA 
 ESCOLA PÚBLICA : QUE FUTURO…
  FERNANDA FREITAS (Jornalista Moderadora)
Pacheco Pereira
Helena Sacadura Cabral
Teresa Calçada


Manuel Carvalho da Silva
Paulo Guinote
DEBATE

Encerramento | Lanche convívio


SOBRE OS CONFERENCISTAS:


Jurjo Torres Santomé (Universidade da Corunha)


 Jurjo Torres Santomé é Catedrático de Universidad de Didáctica y Organización Escolar en la Universidad de A Coruña, profesor en las Universidades de Salamanca y de Santiago de Compostela, así como profesor visitante en la Universidad de Wisconsin-Madison en el Department of  Curriculum and Instruction and Educational Policy Studies. Además a menudo dicta cursos y seminarios en numerosas universidades nacionales, europeas y latinoamericanas. Sus líneas de investigación principales son: Análisis sociopolíticos del currículum, políticas educativas, currículum integrado, currículum antidiscriminación, multiculturalismo, formación del profesorado. Entre sus publicaciones cabe destacar: El curriculum oculto (1991); A Educaçâo Infantil (1991); Globalización e interdisciplinariedad: El curriculum integrado (1994); Un currículo optimista fronte á desmemoria e o fatalismo (2001); Educación en tiempos de neoliberalismo (2001) ; así como numerosos trabajos en distintas publicaciones colectivas. Colabora habitualmente en revistas especializadas, entre ellas: Cuadernos de Pedagogía; Pedagogy, Culture & Education; Education Policy Analysis Archives; Kikirikí; Currículum Sem Fronteiras; A Página da Educaçâo;  Aula de Infantil; Revista Brasileira de Educaçâo; Educaçâo e Realidade; Aula de Innovación Educativa; Investigación en la escuela; Teias; In-fan-cia; Signos. Teoría y Práctica de la Educación; O Ensino; Perspectiva Cep; etc. En la actualidad es director del departamento de Pedagogía y Didáctica de la Universidad de A Coruña.  

Marco Ramos

Psicólogo clínico e psicoterapeuta, em prática clínica privada em Viseu e Aveiro. É também Professor Adjunto Convidado da Universidade de Aveiro e tem colaborado enquanto docente convidado com outras instituições de ensino superior nacionais.

Tem dedicado grande parte da sua vida profissional à saúde no trabalho, designadamente aos processos de stresse e adaptação. Foi cofundador, psicólogo residente e diretor técnico do Instituto de Prevenção do Stress e Saúde Ocupacional (Caramulo), tem realizado conferências e formações e apresentado comunicações científicas nas áreas da Psicologia, Gestão e Medicina sobre a prevenção do stresse, e é autor dos livros Desafiar o Desafio: Prevenção do Stresse no Trabalho (2001) e Crescer em Stresse: Usar o Stresse para Envelhecer com Sucesso (2005).

Cristina Baptista

 Depois de 20 anos a construir sorrisos e a ensinar médicos dentistas enquanto Ortodontista e professora, percebe que é o amor que determina a essência do sorriso e assume-se como Smile Coach com uma visão integrada do sorriso e cria o conceito “Sorrisos com alma”, com o objetivo de desenvolver a beleza de um sorriso, aliando a dimensão física, através da componente clínica, à dimensão emocional, com atividades que promovem vitalidade e alegria. Otimista e empreendedora, inicia uma nova fase da sua vida quando funda a Associação Sorrir em 2004 para promover e salientar a importância de sorrir. É a mentora da Smile Dance; embora a sua formação médica como ortodontista (especialista pela Ordem dos Médicos Dentistas) seja a base, faz várias formações na área do comportamento, nomeadamente o Leadership e Mastery University com Anthony Robbins. Active Membership da European Orthodontic Society; Formadora e conferencista; Professora convidada na Universidade do Porto. Oradora TED;Em 2013 inicia a formação acreditada de Smile Dance para professores e técnicos de saúde neste âmbito da ação social. Ensinar a atitude Smile Dance é promover amor, é estar apaixonado pela vida, é valorizar as coisas simples, inspirar os outros com o nosso sorriso e contribuir para uma sociedade mais saudável!
«O sorriso não é falso nem verdadeiro, é apenas o reflexo da alma» Cristina Baptista

Fernanda Freitas

Fernanda Freitas, jornalista, nasceu no Porto, no dia 21 de setembro de 1972. Iniciou a sua experiência profissional na Rádio Press-Porto e na Rádio Paris Lisboa. Em 1992 começou o seu percursos televisivo na RTP2, passando depois pelo Canal Notícias, Canal 21 e SIC. 
Durante 7 anos coordenou e apresentou o programa diário "Sociedade Civil", trabalhando diretamente com mais de 120 entidades da sociedade, vencendo 14 prémios e distinções. 
Em 2013 coordena os conteúdos do programa "Autores", parceria SPA/TVI.
Prof.convidada na Pós Graduação em Direitos Humanos da Fac. Direito da Universidade Coimbra.
Embaixadora Nacional do Ano europeu contra a pobreza e exclusão social - 2010; Presidente Nacional do Ano Europeu do Voluntariado-2011 ; Embaixadora do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações- 2012 . Ordem de Mérito Civil, 2013. Voluntária em hospitais pediátricos. Mãe há 18 anos.
                                                                   


Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira, historiador, professor universitário, político e comentador político português, nasceu no Porto, no dia 06 de abril de 1949. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1978. Iniciou a sua atividade política em movimento de oposição aos Estado Novo. Em 1983, lançou a revista Estudos sobre o comunismo : Boletim de estudos interdisiplinares sobre o comunismo e os movimentos comunistas, da qual viria a ser diretor.

Em 1980 apoiou a 1.ª eleição de Mário Soares. Foi deputado pelo PSD durante quatro legislaturas (1987-2011) e vice-presidente europeu entre 1999-2004.

É docente no ISCTE e colabora regularmente com a imprensa escrita. Atualmente, é cronista do jornal Público, da revista Sábado e comentador politico de televisão, nomeadamente na Quadratura do Círculo e na SIC Noticias. Assina os blogues Abrupto, Estudos sobre o Comunismo e Ephemera.

Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade em 2005 pelo Presidente Jorge Sampaio.

Mora na Marmeleira, onde tem uma das maiores bibliotecas privadas do país (110 000 títulos). Tem várias obras publicadas.

Helena Sacadura Cabral

Helena Sacadura Cabral, sobrinha do comandante e aviador Artur de Sacadura Freire Cabral, nasceu em Lisboa, no dia 07 de dezembro de 1939.

Recebeu uma educação tradicionalista, mas, contra a vontade do pai, prosseguiu estudos universitários, vindo a licenciar-se em Economia. Foi a primeira mulher portuguesa a ser admitida nos quadros técnicos do Banco de Portugal.

Colabora, como colonista, em jornais e revistas. Atualmente é autora de uma crónica semanal na SIC. Tem vários livros publicados: O amor é difícil (2013) e Os nove magníficos 2012) são os últimos.

Teresa Calçada


Maria Teresa Carmo Soares Calçada é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Foi técnica do Instituto Português do Livro de 1982 a 2007, onde integrou o grupo de trabalho que definiu as bases da política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. ´Foi também vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, até 1996.
Foi membro do grupo de trabalho que em 1996 definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares.
Coordenou o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, de 1996 até 2013. É Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura.

 Manuel Carvalho da Silva
Manuel Carvalho da Silva, sindicalista português, nasceu em Viatodos (Barcelos), a 2 de novembro de 1948.
Começou a sua vida de sindicalista na empresa Eletromecânica Portuguesa Preh, onde pertenceu à Comissão de Trabalhadores a partir de 1974.
Foi Secretário-Geral da CGTP durante 25 anos, entre 1986 e 2011.
Licenciou-se em Sociologia no ISCTE, em 2000. Dando continuidade à sua formação académica, defendeu em 2007, também no ISCTE, a sua dissertação de doutoramento com o título A centralidade do trabalho e ação coletiva. Socialismo em tempo de globalização.
Atualmente, é investigador do Centro de Estudos Sociais, sendo Coordenador do seu Pólo em Lisboa.

Paulo Guinote

Nascido em Lisboa em 1965, professor do 2.º ciclo do Ensino Básico, Paulo Guinote é licenciado em História, mestre em História Contemporânea e doutor em História da Educação. 

É autor e coautor de uma dezena de livros na área da História. 

Em 1997, ganhou o prémio de investigação Carolina Michaëlis de Vasconcelos com a sua tese de mestrado Quotidianos Femininos (1900-1933)

O seu blogue A Educação do Meu Umbigo, criado em novembro de 2005, transformou-se num caso único de popularidade na blogosfera portuguesa, tendo atingido os 4 milhões de visualizações durante o ano de 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário