29 DE NOVEMBRO

29 de novembro de 2014 
Ponte de Lima 
 Teatro Diogo Bernardes/Auditório Municipal


NÃO TEMOS WI-FI:
CONVERSEM ENTRE VOCÊS! ...


8.30 horas - Abertura do secretariado |entrega de documentação

9.00 horas - Sessão de Abertura
 Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vitor Mendes; Diretor do CENFIPE, José Carlos Fernandes, Secretario de Estado  do Ensino e                      Administração Escolar (a confirmar)

 10.00 horas – Conferência | “Redes sociais e as conversas sem rede ”
                            Eduardo Sá


Debate | Intervalo para Café       


11.00 horas - A Leitura como Projeto : 
                         Percursos Literários do Pré-Escolar ao 3º Ciclo (livro)
                         Lúcia Barros










(Projecto resultado de um conjunto de Oficinas de Formação promovidas pelo CENFIPE em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares - Lúcia Barros (Formadora/coordenadora do Projeto)


11.25 horas Ideias no Palco (que nos contagiam e inspiram…)
                     “Tira-se o Hífen” 
                           José Pedro Cobra


15.00 horas – Conferência de Encerramento  
                          Marcelo Rebelo de Sousa


16.30 horas – Espetáculo de Encerramento | 
                          Conta a Canção : Um Projeto Pedagógico


Miguel Fernandes










Albertina Fernandes


Sessão de Encerramento | 
Lanche Volante/Verde de Honra

SOBRE OS CONFERENCISTAS:


Eduardo Sá  

Eduardo Sá é psicólogo clínico, psicanalista e professor de psicologia clínica na Universidade de Coimbra e no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa. Tem uma longa experiência de acompanhamento de fetos e de bebés, de crianças, de adolescentes e das suas famílias. Director da Clínica Bebés & Crescidos. Tem colaborado regularmente na imprensa, nomeadamente nas revistas "XIS", do jornal Público, Adolescentes, e actualmente na "Notícias Magazine", do Diário de Notícias.
Publicou Manual de Instruções para uma família feliz, Más maneiras de sermos bons pais, Psicologia dos pais e do brincar, A maternidade e o bebé, A vida não se aprende nos livros, Tudo o que o amor não é, Chega-te a mim e deixa-te estar, Crianças para sempre e, em co-autoria, O melhor do mundo.



     Lúcia Barros

Lúcia Barros é professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas de António Feijó. Docente responsável pela unidade curricular de literatura infanto-juvenil na Escola superior de Educação de Viana do Castelo. É Mestre em Estudos da Criança, Análise Textual e literatura infantil, pela Universidade do Minho.



 José Pedro Cobra  

É advogado e exerce funções na área corporativa e de comunicação institucional num dos principais grupos económicos portugueses. Apresenta-se da seguinte forma : “, vivo com entusiasmo outras facetas como dar espetáculos de stand-up comedy (comédia em pé - como gosto de lhe chamar, bem à portuguesa), invento e conto histórias para crianças no hospital Santa Maria, em Lisboa, colaboro noutras instituições de solidariedade e participo como orador em diversos eventos, encontros de empresas, espetáculos e palestras, nos quais retiro, como gozo pessoal, a partilha de ideias sobre a vida e umas boas gargalhadas. Tudo o mais que recebo nesses eventos faço reverter para instituições e projetos de solidariedade social.

Agradeço a vida todos os dias e por isso tento retribuir-lhe, dando o melhor de mim. Acredito, convictamente, na frase dos Monty Python: "Rir, é a melhor maneira de levar a vida a sério."


Projeto CONTA A CANÇÃO

O Conta a Canção 2 partilha da filosofia patente no primeiro Conta a Canção. Os autores dos textos, das letras das canções e das músicas – Albertina Fernandes e Miguel Fernandes – continuam a preocupar-se com a formação/crescimento das crianças e jovens, o que, no seu entender, se deverá estender a pais e educadores. Assim, a inclusão das partituras e das letras cifradas das canções, como se verificou no primeiro Conta a Canção, “ para além de servirem de motor no convívio familiar, permitem a exploração de forma lúdico-didáctica em contexto escolar”. As histórias têm a particularidade de possuírem um fio condutor, resultante do facto de as personagens nucleares atravessarem todas as narrativas. As partituras deste livro apresentam uma leitura acessível, já que aparecem apenas a melodia e a harmonia, não sendo incluída a transcrição das introduções e dos solos. Por outro lado, a edição de um livro de canções pressupõe que cada um possa criar a sua própria interpretação da canção agora "exposta" ao público. Desejamos que as nossas histórias e as nossas canções passem a ser as vossas histórias e as vossas canções dizem os autores…. 

Miguel Fernandes é natural de Arcos de Valdevez e reside em Ponte da Barca. Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia, pela Universidade do Minho é professor no Colégio Sete Fontes em Braga. A música é parte integrante da sua formação tendo frequentado desde muito cedo diversas classes de guitarra nomeadamente na área do Rock e do Jazz. Mais tarde frequenta o curso de Guitarra Clássica no Centro de Cultura Musical – Conservatório Regional do Vale do Ave.
Ao longo da sua carreira musical, para além de ter integrado inúmeros grupos como guitarrista/cantor, é autor das composições para o projecto “A Tela” (em fase de gravação), de diversos temas para teatro musical, de canções infanto-juvenis e produziu inúmeros projectos musicais. 

Albertina Fernandes é natural de Arcos de Valdevez, onde reside e onde foi professora do Ensino Secundário, durante quarenta anos, tendo leccionado Português, Francês e Expressão Dramática. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade do Porto, fez um Mestrado em Língua e Literatura Francesas, na Universidade do Minho, em 1998, e, mercê do seu gosto pelo teatro, está, atualmente, a iniciar a Dissertação do Mestrado em Educação Artística, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. É autora de vários livros infanto-juvenis e de um livro de contos.


Sem comentários:

Enviar um comentário