24 DE MAIO

24 de maio 
 Ponte da Barca
Auditório da EPRALIMA/Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca



CONHECER PARA INTERVIR
Mediação - Criatividade - Inovação


9.00 horas - Sessão de Abertura
Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Vassalo Abreu; Diretor do CENFIPE, José Carlos Fernandes, Diretor da DGESTE, José Alberto Moreira Duarte

9.45 horas - Conferência : "A revolução digital nos livros e nas bibliotecas"
                       Carlos Fiolhais



Debate | Pausa para Café

11.00 horas - Ideias no Palco (que nos contagiam e inspiram…)
                         “O Poder da Linguagem Corporal"
                          António Sacavém


Entrevista a António Sacavém

INTERVALO / ALMOÇO

WORKSHOPS TEMÁTICOS

Há escolas que são Gaiolas…há escolas que são asas… (Rubem Alves)

Escolas com ASAS…Ideias Criativas e Inovadoras !....

Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca (8 salas, 8 ideias em simultâneo…)

14.30 horas

SALA 1Viagens Literárias…mas não só: roteiros e outros recursos educativos com                     ferramentas Google
                 Teresa Pombo
                  Público-alvo privilegiado: Professores bibliotecários, docentes de Português e de 
                                                               outras áreas disciplinares

Enquadramento do workshop 
Este workshop mostrará de forma essencialmente prática como a ferramenta Google Earth aliada a outras ferramentas Google (Drive e youtube) permite a elaboração de roteiros de leitura e outros tipos de recursos educativos digitais em ambiente seguro e promovendo a criatividade de docentes e alunos.

SALA 2 -  Metas Curriculares: dinâmicas de inCORPOração do texto literário – a                                atividade dramática
                   José Manuel Couto
                   Público- alvo privilegiado :  Professores do Ensino Básico


Enquadramento do workshop
Assumindo uma postura eminentemente prática e interativa, pretende-se propiciar um clima de partilha de vivências e experiências pessoais, profissionais e investigativas, perspetivando novas formas de abordagem do texto literário, atendendo às potencialidades pedagógicas e didáticas da atividade dramática.
Tendo como referência as metas curriculares, para o Ensino Básico, designadamente no domínio da educação literária, serão desenvolvidas algumas atividades que promovam uma aprendizagem holística, isto é, que implique todo o ser da criança-aluno(a).
Neste sentido, refletir-se-á sobre o necessário envolvimento do corpo e uma gestão dinâmica do espaço físico da sala de aula, enquanto fatores determinantes de uma relação pedagógica promotora de aprendizagens lúdicas, sedutoras, sólidas, inesquecíveis e, sobretudo, substantivas. Como diz um autor anónimo, "Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei."

SALA 3 - Danças Tradicionais no Mundo – Aproveitamento didáctico em contexto de   
                 sala de aula
                 Rute Mar
                 Público- alvo privilegiado :  Todos os professores 



Enquadramento do workshop
 "Este workshop pretende visar não só a prática, mas também alguma teoria, mais especificamente no que respeita à contextualização das Danças de origem tradicional na actualidade, em análise com as referidas origens mais remotas, bem como um breve aprofundamento sobre o desenvolvimento do conceito das danças tradicionais do mundo na sua origem para as tendências mais contemporâneas.

Uma abordagem que será baseada num leque de danças que podem ser utilizadas em sala de aula, e demonstram como estas não só servem inúmeras necessidades lúdico-recreativas, como funcionam como excelentes exercícios para corpo e mente, unindo o trabalho corporal ao conhecimento básico sócio-cultural de algumas civilizações de várias partes do mundo.

SALA 4  - A Administração e Gestão Escolar na Era Digital | Casos Práticos
                  Vasco Cavaleiro
Público- alvo privilegiado : Gestores e Diretores de Escola/Coordenadores dos                       Serviços de administração Escolar de Escolas, Assistentes 
Técnicos Administrativos/Técnicos  administrativos das autarquias


   

Enquadramento do workshop 
 A partir de casos do quotidiano escolar e das necessidades que os responsáveis das escolas sentem no “terreno”, com esta sessão eminentemente prática pretende-se proporcionar, a todos os que tem a tarefa de administrativa, conhecimentos úteis ao nível da desmaterialização do procedimento administrativo pela via legislativa, nomeadamente, abordando o papel do correio eletrónico nas comunicações e notificações, a adoção de formulários e modelos disponibilizados electronicamente, as plataformas eletrónicas no âmbito da contratação, o procedimento concursal de recrutamento via plataformas institucionais bem como a contratação de bens e serviços através de plataformas eletrónicas de contratação.


SALA 5  - Fotografia e Imagem em Contexto Escolar – Potencialidades educativas
                   Pedro Cerqueira
                   Público- alvo privilegiado : Todos os Docentes “apaixonados” pela fotografia

Pedro Cerqueira

Enquadramento do workshop
Gosta de fotografia ? Não sabe tirar partido da sua máquina ?
Com este Workshop técnico pretende-se iniciar os interessados no fabuloso mundo da fotografia e explorar as suas potencialidades ao nível do contexto de sala de aula. Neste âmbito, os participantes serão esclarecidos sobre os critérios a observar na compra do equipamento, a dominar o equipamento e a perceber para que servem todos os botões das máquinas reflex, a dominar a luz e a composição/onde colocar os vários elementos da foto; a aprender todos os conceitos fundamentais como “abertura”, “velocidade”, “isso”, “compensação de exposição, “bloqueio de exposição e foco” entre outros e a desenvolver técnicas criativas. Será ainda abordada a ética na fotografia /Até onde devemos ir na procura pela imagem que mais impressiona: Todos já demos por nós a fotografar mendigos, miséria e outras situações dramáticas. Mas onde é que está o limite da ética. Mas a ética tem limites? Abordaremos este tema com muitos exemplos visuais... O que fazer com as fotos/Para além, claro está, de as imprimir: Imprimir. Ora aí está um verbo em desuso. São milhares de fotos que se acumulam nos computadores. Cada vez as imprimimos menos. Para além disso, gostamos de as partilhar. Onde? Como? Com quem? Porquê?  E como ganhar dinheiro com as nossas fotos? Vai surpreender-se com o que vai conseguir fazer…
  
SALA 6  - Digital storytelling como ferramenta pedagógica
                   Carlos Pinheiro
                   Público-alvo: Professores e educadores de todos os graus de ensino


Enquadramento do workshop
A popularidade das redes sociais e os novos tipos de textos que as mesmas propiciam, as micronarrativas associadas aos novos média, e, sobretudo, as narrativas transmédia veiculadas pelos videojogos e pelos formatos transmediáticos de séries televisivas e cinematográficas, tornaram o digital storytelling  uma ferramenta fundamental  nas áreas do marketing e da comunicação empresarial. Contudo, também na escola o digital storytelling é visto cada vez mais como um recurso valioso do ensino-aprendizagem, permitindo articular os conteúdos pedagógicos com atividades que já estão presentes no quotidiano dos alunos (trabalho colaborativo, a partilha de informação e a interação). Por outro lado, as narrativas digitais transmédia permitem promover a literacia tecnológica, digital, dos média e da responsabilidade social e simultaneamente formar e consolidar leitores no contexto dos novos meios de acesso, consumo e produção de informação. 

SALA 7  - Segurança e Ética nas Redes Sociais
                   Jorge Borges
                   Público-alvo: Professores e educadores de todos os graus de ensino


Enquadramento do workshop
Como enquadramento do tema falar-se-á da era dos ecrãs, da missão da escola, dos novos saberes dos professores e do trabalho colaborativo e em rede. Tudo isto com os alunos, a segurança e a ética como pano de fundo.
As redes sociais em Educação: Que papel? Que oportunidades e riscos?
O desafio a lançar, aos participantes, será este: Como pode a escola tirar partido das redes sociais, em termos do ensino e da aprendizagem?


SALA 8 -  Microsoft: a utilização das tecnologias ao serviço da educação
                   Vânia Neto
                          Público-alvo privilegiado : Professores, Diretores de escolas, Coordenadores Tecnológicos.


Enquadramento do Workshop

A Microsoft desenvolve um leque variado de iniciativas e programas que visam promover a utilização de tecnologias ao serviço da Educação, bem como a formação de professores e diretores de escolas. A equipa de educação da Microsoft Portugal tem como principal ajudar as instituições de ensino a melhorar as suas aptidões tecnológicas bem como facilitar o acesso às ultimas tecnologias dentro e fora da sala de aula.  

SALA 9

 “As novas Doenças na Era Digital : Stress Docente-Postura Corporal e Voz”
Rosa Costa, Daniela Barreto




Público-alvo privilegiado: Professores; Gestores;     Directores de Escolas;    Coordenadores dos Serviços de administração das Escolas; Assistentes Técnicos Administrativos; Técnicos administrativos das autarquias; de uma forma geral, reporta-se a todo o público que recorre as novas tecnologias.

Enquadramento: Uma nova ERA… a Digital …. Um novo estilo de vida na origem de sérios problemas de saúde, como dores de cabeça, rigidez no pescoço, zumbidos, dor nas costas, tonturas, dor nos punhos, cansaço …., principalmente naqueles que ao regressarem a casa — seja da escola ou do trabalho — não descansam,…. Simplesmente, engolem a comida muito rápido, tomam um “banho de gato” e a correr voltam a usar o computador…. É o stress … a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos.
Adoptando uma POSTURA teórica e prática, pretendemos demonstrar que as novas tecnologias (ex.. computador, notebook, …) tornaram-se uma ferramenta indispensável na rotina de inúmeras pessoas, seja no uso profissional, doméstico, educacional assim como para o lazer. Contudo, seu uso frequente, excessivo e muitas vezes inadequado (postura corporal adoptada), está na origem de sérios problemas de saúde e até mesmo interferindo na personalidade* e no quotidiano dos usuários.

*é mesmo AQUI que as pessoas se questionam: E A VOZ onde entra?
… pois… é aqui mesmo que queremos chegar! Onde está a comunicação verbal na nova ERA DIGITAL…. Uma CONVERSA A DESENVOLVER!

SALA 10

Paixão Pela Natureza - “Só se ama e só se protege aquilo que se conhece” 

Sónia Rebelo de Almeida, Administradora Delega da ADERE-Peneda Gerês, Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda Gerês
Nuno Pousada, Coordenador Técnico da Porta do PNPG de Lindoso, Ponte da Barca

Público alvo privilegiado: docentes, pessoal não docente, pais e encarregados de educação



Enquadramento: neste workshop serão abordadas temáticas relacionadas com a única área protegida em Portugal classificada como Parque Nacional- O Parque Nacional da Peneda-Gerês.Esta área protegida está também classificada, em conjunto com o Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés, como  Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês- Xurés (classificação da UNESCO), dispondo de recursos naturais ímpares e que urge preservar. 
Assim, pretende-se dar a conhecer os recursos existentes no Território, ao nível do Património natural, património construído, usos e costumes, gastronomia e pessoas.
Um território com recursos ímpares que é possível conhecer, explorar, dar a conhecer, tanto em contexto lúdico como em contexto didático-pedagógico.
Neste workshop será dada, numa primeira parte, uma visão geral sobre a área protegida e seus recursos e depois será feita uma apresentação dos programas já existentes e preparados localmente para as escolas de todo o país, programas esses desenvolvidos na área da Porta do PNPG de Lindoso.


Lanche volante/Verde de Honra



SOBRE OS CONFERENCISTAS:

Carlos Fiolhais

 CARLOS FIOLHAIS nasceu em Lisboa em 1956. Licenciado em Física na Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha, em 1982, é Professor Catedrático de Física na Universidade de Coimbra. Foi professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados Unidos. Publicou mais de 30 livros, incluindo Física Divertida, Computadores, Universo e Tudo o Resto e A Coisa Mais Preciosa que Temos (Gradiva); Ciência a Brincar (Bizâncio); manuais escolares de Física e de Química (Gradiva e Texto Editores); Roteiro de Ciência e Tecnologia (Ulmeiro) e Fundamentos de Termodinâmica do Equilíbrio (Gulbenkian). É autor de cerca de 100 artigos científicos em revistas internacionais (um dos quais com 3500 citações) e de mais de 300 artigos pedagógicos e de divulgação. Participou em inúmeros encontros, conferências e acções promovendo a ciência e a cultura científica. Criou o portal de ciência www.mocho.pt. Ganhou em 1994 o Prémio União Latina/JNICT de tradução científica. Ganhou o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 atribuído pela televisão SIC e pela revista Caras em 2005. Investiga Física da Matéria Condensada e Ensino e História das Ciências. Foi fundador e Director do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde instalou o maior computador português para cálculo científico («Centopeia»). Dirige a revista Gazeta de Física da Sociedade Portuguesa de Física e é membro da comissão editorial das revistas Europhysics News, da Sociedade Europeia de Física, e Física na Escola e Revista Brasileira do Ensino da Física, da Sociedade Brasileira de Física. É actualmente director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

  António Sacavém

 É o criador da Marca Microexpressões Faciais que atua, no mercado Nacional, em parceria com o Center for Body Language. É Docente Universitário na Universidade Europeia (Laureate International Universities) no âmbito da Liderança e Gestão de Equipas (Mestrados Executivos) e Coordenador da Pós-Graduação em Coaching, entre outras, na Universidade Lusófona. É Business Coach e Trainer em PNL, Certificado Internacionalmente (ECA, ICI, IANLP).

TERESA POMBO

Teresa Pombo é professora de Língua Portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico, Formadora de Docentes na área das Tecnologias Educativas e Técnica Superior na Direção-Geral da Educação onde trabalha na área da Educação para os Media. Publica na Web, com alguma regularidade, desde 2002/2003, tendo como ferramenta de eleição, desde 2004, complementar ao seu sítio pessoal, os blogues. Desenvolve, desde 2008, o projeto “Viagens literárias…mas não só: recursos educativos digitais com o Google Earth” com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional  docente em contexto formal ou informal e para a partilha de recursos educativos produzidos por si, por outros docentes e/ou alunos com ferramentas Google. Fez parte da equipa do projecto “Meios interactivos em Língua Portuguesa” (http://recursoseb1.com/milp/ ), frequentou o Google Geo Teachers Institute e é membro da Direção do Google Lit Trips, um projeto literário educativo internacionalmente reconhecido fornecendo todos os recursos sem custos. Este projeto foi premiado em 2008 com o Goldman Sachs Foundation Prize for Excellence in International Education e pelo Tech Museum of Innovation em 2010 como um dos laureados pelo Microsoft Education Award for Technology Benefitting Humanity.


José Manuel Couto

José Manuel de Almeida Couto é Professor de língua e literatura portuguesa e de literatura para crianças e jovens, na ESE Jean Piaget de Vila Nova de Gaia. Doutorado em “Perspetivas Didácticas em Áreas Curriculares”, com especialização em Didática da Língua Materna. Autor de vários artigos sobre o contributo da atividade dramática para a aprendizagem da língua materna no ensino básico. Formador convidado pelo Ministério da Educação, no âmbito das ações de formação sobre as Metas Curriculares, na FLUP e na FLUC.  


 Rute Mar

Rute Mar inicia a sua formação artística aos 6 anos de idade, na modalidade de Ginástica Rítmica e posteriormente Acrobática de Competição. Ainda na adolescência integra diversos grupos de Performance, Dança e Teatro, dedicando-se especificamente às Danças Tradicionais Europeias a partir de 2004. Em 2005 funda o extinto grupo de recolha e divulgação de Danças Tradicionais BAILEBÚRDIA (pioneiro no ensino das danças em público com música ao vivo na cidade do Porto) e orienta desde então aulas e workshops para todo o tipo de público, nos mais variados locais e eventos nacionais e internacionais, contando actualmente com mais de 7 anos em experiência nestas actividades para centenas de eventos! Pelas suas mãos passaram já milhares de curiosos, quer nas aulas em formato de Workshop, quer em Eventos vários e Oficinas regulares. Actualmente integra o espectáculo de Danças Tradicionais "BAILANSER" e o novo grupo de recolha, divulgação e baile folk “GiraSol”, projecto do qual é fundadora; Realiza diversas animações, workshops e live acts com orientação de Danças do Mundo para o público, orienta aulas regulares de Danças Tradicionais do Mundo, produz eventos nas áreas de Música, Dança, Teatro e Animação e partilha as suas selecções musicais nos mais variados locais e eventos. De curriculum alargado e experiência demonstrada nestas áreas, Rute Mar  traz para as propostas artísticas que integra o objectivo de dar a conhecer um pouco das maravilhosas culturas que há no Mundo, a vontade da partilha de experiências, o profissionalismo, o sonho e o sorriso que a acompanham sempre..."


 Vasco Cavaleiro

Vasco Cavaleiro é Licenciado em Direito (Pré-Bolonha), pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1999-2004), Tem uma vasta experiência profissional enquanto advogado. Formador na Universidade Europeia | Laureate International Universities, na Especialização em Gestão e Administração Escolar; Fundação CEFA - Fundação para os Estudos e Formação Autárquica e Vogal da Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Foi Jurista na Parque Escolar, E.P.E (2011-2012);  na Direção Regional de Educação do Norte (2010); Credit & Law Manager (Portugal e Espanha) na Centrocar, S.A. (2007-2009) e Advogado e Advogado Estagiário na Viera Conde e Associados, RL (2004-2007).

Pedro Cerqueira

Pedro Cerqueira, natural de Ponte da Barca, é diretor da empresa Círculo Perfeito e tem dedicado os últimos 10 anos à fotografia e ao vídeo digital. Atualmente, para além das funções de fotógrafo e videógrafo, é Técnico Especializado de Multimédia no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, onde leciona a disciplina de Técnicas de Multimédia.

Carlos Pinheiro

Carlos Pinheiro é licenciado em História, professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro e professor de História do ensino secundário. Formador de professores na área das TIC e das Bibliotecas. Coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares (concelho de Cascais). 
Editor do blogue:  «Ler Ebooks»: http://lerebooks.wordpress.com/

Jorge Borges

Jorge Borges é professor do ensino básico e secundário, foi diretor do Centro de Competência da Malha Atlântica, membro da Equipa de Missão Computadores Redes e Internet nas Escolas [eCRIE], membro da Equipa Recursos e Tecnologias Educativas [ERTE] e coordenador do projeto SeguraNet, entre outros. Atualmente, faz parte da equipa da Rede de Bibliotecas Escolares.


Vânia Neto

 Diretora de Educação e Cidadania da Microsoft  Portugal 
Licenciada em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, 34 anos. Atualmente é Diretora de Educação, Cidadania e Responsabilidade Social Corporativa da Microsoft Portugal. Desde Outubro de 2011, na Microsoft exerceu funções de gestora do Programa Parceiros na Educação da Microsoft Portugal. Jurista especializada em Direito Administrativo e da Contratação Pública, exerceu funções de consultoria jurídica na Câmara Municipal de Cascais e de Santarém.

Sónia Rebelo de Almeida

Sónia Rebelo de Almeida é licenciada em Engenharia Florestal e possui uma   pós graduação em Gestão de Projetos em Parceira.
A trabalhar na ADERE-Peneda Gerês (Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda Gerês) desde 1998, fez parte da equipa técnica da associação que desenvolveu, entre outros, os seguintes projetos de desenvolvimento rural e promoção turística: Centro Rural Soajo- Lindoso; Promoção e Dinamização das potencialidades endógenas do Parque Nacional da Peneda- Gerês; espaços protegidos da Galiza e Norte de Portugal; Parques com Vida; Carta Europeia do Turismo Sustentável; Gestão e dinamização da visitação nas regiões do PNPG

Desempenha desde 2011 a função de Administradora Delegada da ADERE-Peneda Gerês.


Nuno Eduardo Pousada

Nuno Eduardo Pousada é licenciado em Biologia Aplicada e tem uma pós graduação em     Gestão Ambiental e Ordenamento do Território.
Atualmente é Técnico Superior na Câmara Municipal de Ponte da Barca, desempenhando funções de Coordenação técnica da Porta do Parque Nacional Peneda-Gerês em Lindoso; organização e acompanhamento de atividades de educação ambiental com grupos de todas as faixas etárias; visitas guiadas ao Castelo do Lindoso; realização de trilhos pedestres interpretados; gestão e dinamização da Porta do Parque Nacional Peneda Gerês em Lindoso (Porta do Lindoso).

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