CONHECER PARA INTERVIR
Mediação - Criatividade - Inovação
9.00 horas - Sessão de Abertura
Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Vassalo Abreu; Diretor do CENFIPE, José Carlos Fernandes, Diretor da DGESTE, José Alberto Moreira Duarte
Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Vassalo Abreu; Diretor do CENFIPE, José Carlos Fernandes, Diretor da DGESTE, José Alberto Moreira Duarte
9.45 horas - Conferência : "A revolução digital nos livros e nas bibliotecas"
Carlos Fiolhais
Debate | Pausa para Café
11.00
horas - Ideias no Palco (que nos contagiam e inspiram…)
“O Poder da Linguagem Corporal"
António Sacavém
WORKSHOPS
TEMÁTICOS
Há
escolas que são Gaiolas…há escolas que são asas… (Rubem Alves)
Escolas
com ASAS…Ideias Criativas e Inovadoras !....
Agrupamento de Escolas de Ponte
da Barca (8 salas, 8 ideias em simultâneo…)
14.30
horas
SALA 1 - Viagens
Literárias…mas não só: roteiros e outros recursos educativos com ferramentas
Google
Teresa Pombo
Público-alvo privilegiado: Professores bibliotecários, docentes de Português e de
outras áreas disciplinares
Este workshop mostrará de forma essencialmente prática como a ferramenta Google Earth aliada a outras ferramentas Google (Drive e youtube) permite a elaboração de roteiros de leitura e outros tipos de recursos educativos digitais em ambiente seguro e promovendo a criatividade de docentes e alunos.
SALA 2 - Metas Curriculares: dinâmicas de inCORPOração
do texto literário – a atividade dramática
José Manuel Couto
Público-
alvo privilegiado : Professores do Ensino Básico
Enquadramento do workshop
Assumindo uma postura eminentemente prática e interativa, pretende-se propiciar um clima de partilha de vivências e experiências pessoais, profissionais e investigativas, perspetivando novas formas de abordagem do texto literário, atendendo às potencialidades pedagógicas e didáticas da atividade dramática.
Assumindo uma postura eminentemente prática e interativa, pretende-se propiciar um clima de partilha de vivências e experiências pessoais, profissionais e investigativas, perspetivando novas formas de abordagem do texto literário, atendendo às potencialidades pedagógicas e didáticas da atividade dramática.
Tendo como referência as metas curriculares, para o Ensino Básico,
designadamente no domínio da educação literária, serão desenvolvidas algumas
atividades que promovam uma aprendizagem holística, isto é, que implique todo o
ser da criança-aluno(a).
Neste sentido, refletir-se-á sobre o necessário envolvimento do corpo e uma
gestão dinâmica do espaço físico da sala de aula, enquanto fatores
determinantes de uma relação pedagógica promotora de aprendizagens lúdicas,
sedutoras, sólidas, inesquecíveis e, sobretudo, substantivas. Como diz um autor
anónimo, "Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei;
envolve-me, e eu aprenderei."
SALA 3 - Danças Tradicionais
no Mundo – Aproveitamento didáctico em contexto de
sala de aula
Rute Mar
Público-
alvo privilegiado : Todos os professores
Enquadramento do workshop
"Este workshop pretende visar
não só a prática, mas também alguma teoria, mais especificamente no que
respeita à contextualização das Danças de origem tradicional na actualidade, em
análise com as referidas origens mais remotas, bem como um breve aprofundamento
sobre o desenvolvimento do conceito das danças tradicionais do mundo na sua
origem para as tendências mais contemporâneas.
Uma abordagem que será baseada num leque de danças que podem ser utilizadas
em sala de aula, e demonstram como estas não só servem inúmeras necessidades
lúdico-recreativas, como funcionam como excelentes exercícios para corpo e
mente, unindo o trabalho corporal ao conhecimento básico sócio-cultural de
algumas civilizações de várias partes do mundo.
SALA 4 - A Administração e Gestão Escolar
na Era Digital | Casos Práticos
Vasco Cavaleiro
Público- alvo privilegiado : Gestores e Diretores de Escola/Coordenadores dos Serviços de administração Escolar de Escolas, Assistentes
Público- alvo privilegiado : Gestores e Diretores de Escola/Coordenadores dos Serviços de administração Escolar de Escolas, Assistentes
Técnicos Administrativos/Técnicos administrativos das autarquias
Enquadramento do workshop
A partir de casos do quotidiano escolar e das necessidades que os
responsáveis das escolas sentem no “terreno”, com esta sessão eminentemente prática pretende-se proporcionar, a todos os
que tem a tarefa de administrativa, conhecimentos úteis ao nível da desmaterialização do procedimento administrativo pela
via legislativa, nomeadamente, abordando o papel do correio eletrónico nas
comunicações e notificações, a adoção de formulários e modelos disponibilizados
electronicamente, as plataformas eletrónicas no âmbito da contratação,
o procedimento concursal de recrutamento via
plataformas institucionais bem como a
contratação de bens e serviços através de plataformas eletrónicas de
contratação.
SALA 5 - Fotografia e Imagem em Contexto
Escolar – Potencialidades educativas
Pedro Cerqueira
Público- alvo privilegiado : Todos os Docentes “apaixonados” pela
fotografia
Enquadramento do workshop
Gosta
de fotografia ? Não sabe tirar partido da sua máquina ?
Com
este Workshop técnico pretende-se iniciar os interessados no fabuloso mundo da
fotografia e explorar as suas potencialidades ao nível do contexto de sala de
aula. Neste âmbito, os participantes serão esclarecidos sobre os critérios a
observar na compra do equipamento, a dominar o equipamento e a perceber para
que servem todos os botões das máquinas reflex,
a dominar a luz e a composição/onde colocar os vários elementos da foto; a
aprender todos os conceitos fundamentais como “abertura”, “velocidade”, “isso”,
“compensação de exposição, “bloqueio de exposição e foco” entre outros e a
desenvolver técnicas criativas. Será ainda abordada a ética na fotografia /Até onde devemos ir na procura pela imagem que mais
impressiona: Todos já demos por nós a fotografar mendigos, miséria e outras situações
dramáticas. Mas onde é que está o limite da ética. Mas a ética tem limites?
Abordaremos este tema com muitos exemplos visuais... O que fazer com as fotos/Para além, claro está, de as imprimir:
Imprimir. Ora aí está um verbo em desuso. São milhares de fotos que se acumulam
nos computadores. Cada vez as imprimimos menos. Para além disso, gostamos de as
partilhar. Onde? Como? Com quem? Porquê? E como ganhar dinheiro com as
nossas fotos? Vai surpreender-se com o
que vai conseguir fazer…
SALA 6 - Digital
storytelling como ferramenta pedagógica
Carlos Pinheiro
Público-alvo: Professores
e educadores de todos os graus de ensino
Enquadramento do workshop
A popularidade das redes
sociais e os novos tipos de textos que as mesmas propiciam, as micronarrativas
associadas aos novos média, e, sobretudo, as narrativas transmédia veiculadas
pelos videojogos e pelos formatos transmediáticos de séries televisivas e
cinematográficas, tornaram o digital storytelling uma ferramenta fundamental nas áreas do marketing e da comunicação
empresarial. Contudo, também na escola o digital storytelling é visto cada vez
mais como um recurso valioso do ensino-aprendizagem, permitindo articular os
conteúdos pedagógicos com atividades que já estão presentes no quotidiano dos
alunos (trabalho colaborativo, a partilha de informação e a interação). Por
outro lado, as narrativas digitais transmédia permitem promover a literacia
tecnológica, digital, dos média e da responsabilidade social e simultaneamente
formar e consolidar leitores no contexto dos novos meios de acesso, consumo e
produção de informação.
SALA 7 - Segurança e Ética nas Redes
Sociais
Jorge Borges
Público-alvo: Professores e educadores de
todos os graus de ensino
SALA 8 - Microsoft: a utilização das tecnologias ao serviço da educação
Vânia Neto
Público-alvo privilegiado : Professores, Diretores de escolas, Coordenadores Tecnológicos.
SALA 9
“As novas Doenças na Era Digital : Stress Docente-Postura Corporal e Voz”
Paixão Pela Natureza - “Só se ama e só se protege aquilo que se conhece”
Lanche volante/Verde de Honra
António Sacavém
Teresa Pombo é
professora de Língua Portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico, Formadora de
Docentes na área das Tecnologias Educativas e Técnica Superior na Direção-Geral
da Educação onde trabalha na área da Educação para os Media. Publica na Web,
com alguma regularidade, desde 2002/2003, tendo como ferramenta de eleição,
desde 2004, complementar ao seu sítio pessoal, os blogues. Desenvolve, desde
2008, o projeto “Viagens literárias…mas não só: recursos educativos digitais com
o Google Earth” com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento
profissional docente em contexto formal
ou informal e para a partilha de recursos educativos produzidos por si, por
outros docentes e/ou alunos com ferramentas Google. Fez parte da equipa do
projecto “Meios interactivos em Língua Portuguesa”
(http://recursoseb1.com/milp/ ), frequentou o Google Geo Teachers Institute e é
membro da Direção do Google Lit Trips, um projeto literário educativo
internacionalmente reconhecido fornecendo todos os recursos sem custos. Este
projeto foi premiado em 2008 com o Goldman Sachs Foundation Prize for
Excellence in International Education e pelo Tech Museum of Innovation em 2010
como um dos laureados pelo Microsoft Education Award for Technology Benefitting
Humanity.
Enquadramento do workshop
Como
enquadramento do tema falar-se-á da era dos ecrãs, da missão da escola, dos
novos saberes dos professores e do trabalho colaborativo e em rede. Tudo isto
com os alunos, a segurança e a ética como pano de fundo.
As
redes sociais em Educação: Que papel? Que oportunidades e riscos?
O
desafio a lançar, aos participantes, será este: Como pode a escola tirar
partido das redes sociais, em termos do ensino e da aprendizagem?
SALA 8 - Microsoft: a utilização das tecnologias ao serviço da educação
Vânia Neto
Público-alvo privilegiado : Professores, Diretores de escolas, Coordenadores Tecnológicos.
Enquadramento do Workshop
A Microsoft desenvolve um leque variado de iniciativas e programas que visam promover a utilização de tecnologias ao serviço da Educação, bem como a formação de professores e diretores de escolas. A equipa de educação da Microsoft Portugal tem como principal ajudar as instituições de ensino a melhorar as suas aptidões tecnológicas bem como facilitar o acesso às ultimas tecnologias dentro e fora da sala de aula.
Público-alvo privilegiado: Professores; Gestores; Directores de Escolas; Coordenadores dos Serviços de administração das
Escolas; Assistentes Técnicos Administrativos; Técnicos administrativos das autarquias; de uma forma geral, reporta-se a todo o público
que recorre as novas tecnologias.
Enquadramento: Uma nova ERA… a Digital ….
Um novo estilo de vida na origem de sérios problemas de saúde, como dores de
cabeça, rigidez no pescoço, zumbidos, dor nas costas, tonturas, dor nos punhos,
cansaço …., principalmente naqueles que ao regressarem a casa — seja da escola
ou do trabalho — não descansam,…. Simplesmente, engolem a comida muito rápido,
tomam um “banho de gato” e a correr voltam a usar o computador…. É o stress … a
soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos.
Adoptando uma POSTURA
teórica e prática, pretendemos demonstrar que as novas tecnologias (ex.. computador,
notebook, …) tornaram-se uma ferramenta indispensável na rotina de inúmeras
pessoas, seja no uso profissional, doméstico, educacional assim como para o
lazer. Contudo, seu uso frequente, excessivo e muitas vezes inadequado (postura
corporal adoptada), está na origem de sérios problemas de saúde e até mesmo
interferindo na personalidade* e no quotidiano dos usuários.
*é mesmo AQUI que as pessoas
se questionam: E A VOZ onde entra?
… pois… é aqui mesmo que
queremos chegar! Onde está a comunicação verbal na nova ERA DIGITAL…. Uma
CONVERSA A DESENVOLVER!
SALA 10
Paixão Pela Natureza - “Só se ama e só se protege aquilo que se conhece”
Sónia Rebelo de Almeida, Administradora Delega da ADERE-Peneda Gerês, Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda Gerês
Nuno Pousada, Coordenador Técnico da Porta do PNPG de Lindoso, Ponte da Barca
Enquadramento: neste
workshop serão abordadas temáticas relacionadas com a única área protegida em
Portugal classificada como Parque Nacional- O Parque Nacional da Peneda-Gerês.Esta
área protegida está também classificada, em conjunto com o Parque Natural Baixa
Limia Serra do Xurés, como Reserva da
Biosfera Transfronteiriça Gerês- Xurés (classificação da UNESCO), dispondo de
recursos naturais ímpares e que urge preservar.
Assim, pretende-se dar a conhecer os recursos existentes no
Território, ao nível do Património natural, património construído, usos e
costumes, gastronomia e pessoas.
Um território com recursos ímpares que é possível conhecer,
explorar, dar a conhecer, tanto em contexto lúdico como em contexto
didático-pedagógico.
Neste workshop será dada, numa primeira parte, uma visão
geral sobre a área protegida e seus recursos e depois será feita uma
apresentação dos programas já existentes e preparados localmente para as
escolas de todo o país, programas esses desenvolvidos na área da Porta do PNPG
de Lindoso.
SOBRE OS CONFERENCISTAS:
Carlos Fiolhais
CARLOS
FIOLHAIS nasceu em Lisboa em 1956. Licenciado em Física na Universidade de
Coimbra e doutorado em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt,
Alemanha, em 1982, é Professor Catedrático de Física na Universidade de
Coimbra. Foi professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados
Unidos. Publicou mais de 30 livros, incluindo Física Divertida, Computadores,
Universo e Tudo o Resto e A Coisa Mais Preciosa que Temos (Gradiva); Ciência a
Brincar (Bizâncio); manuais escolares de Física e de Química (Gradiva e Texto
Editores); Roteiro de Ciência e Tecnologia (Ulmeiro) e Fundamentos de
Termodinâmica do Equilíbrio (Gulbenkian). É autor de cerca de 100 artigos
científicos em revistas internacionais (um dos quais com 3500 citações) e de
mais de 300 artigos pedagógicos e de divulgação. Participou em inúmeros
encontros, conferências e acções promovendo a ciência e a cultura científica.
Criou o portal de ciência www.mocho.pt. Ganhou em 1994 o Prémio União
Latina/JNICT de tradução científica. Ganhou o Globo de Ouro de Mérito e
Excelência em Ciência de 2004 atribuído pela televisão SIC e pela revista Caras
em 2005. Investiga Física da Matéria Condensada e Ensino e História das
Ciências. Foi fundador e Director do Centro de Física Computacional da
Universidade de Coimbra, onde instalou o maior computador português para
cálculo científico («Centopeia»). Dirige a revista Gazeta de Física da
Sociedade Portuguesa de Física e é membro da comissão editorial das revistas
Europhysics News, da Sociedade Europeia de Física, e Física na Escola e Revista
Brasileira do Ensino da Física, da Sociedade Brasileira de Física. É
actualmente director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
É o criador da Marca
Microexpressões Faciais que atua, no mercado Nacional, em parceria com o Center
for Body Language. É Docente Universitário na Universidade Europeia (Laureate
International Universities) no âmbito da Liderança e Gestão de Equipas
(Mestrados Executivos) e Coordenador da Pós-Graduação em Coaching, entre
outras, na Universidade Lusófona. É Business Coach e Trainer em PNL,
Certificado Internacionalmente (ECA, ICI, IANLP).
TERESA POMBO
José
Manuel Couto
José Manuel de Almeida Couto é Professor
de língua e literatura portuguesa e de literatura para crianças e jovens, na
ESE Jean Piaget de Vila Nova de Gaia. Doutorado em “Perspetivas Didácticas em
Áreas Curriculares”, com especialização em Didática da Língua Materna. Autor de
vários artigos sobre o contributo da atividade dramática para a aprendizagem da
língua materna no ensino básico. Formador convidado pelo Ministério da
Educação, no âmbito das ações de formação sobre as Metas Curriculares, na FLUP
e na FLUC.
Rute Mar
Rute Mar inicia a sua formação
artística aos 6 anos de idade, na modalidade de Ginástica Rítmica e
posteriormente Acrobática de Competição. Ainda na adolescência integra diversos
grupos de Performance, Dança e Teatro, dedicando-se especificamente às Danças
Tradicionais Europeias a partir de 2004. Em 2005 funda o extinto grupo de
recolha e divulgação de Danças Tradicionais BAILEBÚRDIA (pioneiro no ensino das
danças em público com música ao vivo na cidade do Porto) e orienta desde então
aulas e workshops para todo o tipo de público, nos mais variados locais e
eventos nacionais e internacionais, contando actualmente com mais de 7 anos em
experiência nestas actividades para centenas de eventos! Pelas suas mãos
passaram já milhares de curiosos, quer nas aulas em formato de Workshop, quer
em Eventos vários e Oficinas regulares. Actualmente integra o espectáculo de
Danças Tradicionais "BAILANSER" e o novo grupo de recolha, divulgação
e baile folk “GiraSol”, projecto do qual é fundadora; Realiza diversas
animações, workshops e live acts com orientação de Danças do Mundo para o
público, orienta aulas regulares de Danças Tradicionais do Mundo, produz
eventos nas áreas de Música, Dança, Teatro e Animação e partilha as suas
selecções musicais nos mais variados locais e eventos. De curriculum alargado e experiência demonstrada nestas áreas, Rute
Mar traz para as propostas artísticas
que integra o objectivo de dar a conhecer um pouco das maravilhosas culturas
que há no Mundo, a vontade da partilha de experiências, o profissionalismo, o
sonho e o sorriso que a acompanham sempre..."
Vasco
Cavaleiro
Vasco
Cavaleiro é Licenciado em Direito (Pré-Bolonha), pela Faculdade
de Direito da Universidade de Coimbra (1999-2004), Tem uma vasta experiência
profissional enquanto advogado. Formador na Universidade Europeia | Laureate
International Universities, na Especialização em Gestão e Administração
Escolar; Fundação CEFA - Fundação para os Estudos e Formação Autárquica e Vogal
da Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Foi Jurista na Parque Escolar, E.P.E (2011-2012); na Direção Regional de Educação do Norte (2010);
Credit & Law Manager (Portugal e Espanha) na Centrocar, S.A. (2007-2009)
e Advogado e Advogado Estagiário na Viera Conde e Associados, RL (2004-2007).
Pedro
Cerqueira
Pedro Cerqueira, natural de
Ponte da Barca, é diretor da empresa Círculo Perfeito e tem dedicado os últimos
10 anos à fotografia e ao vídeo digital. Atualmente, para além das funções de
fotógrafo e videógrafo, é Técnico Especializado de Multimédia no Agrupamento de
Escolas de Ponte da Barca, onde leciona a disciplina de Técnicas de Multimédia.
Carlos
Pinheiro
Carlos Pinheiro é licenciado
em História, professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro
e professor de História do ensino secundário. Formador de professores na área
das TIC e das Bibliotecas. Coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas
Escolares (concelho de Cascais).
Editor
do blogue: «Ler Ebooks»: http://lerebooks.wordpress.com/
Jorge
Borges
Jorge Borges é
professor do ensino básico e secundário, foi diretor do Centro de Competência
da Malha Atlântica, membro da Equipa de Missão Computadores Redes e Internet
nas Escolas [eCRIE], membro da Equipa Recursos e Tecnologias Educativas [ERTE]
e coordenador do projeto SeguraNet, entre outros. Atualmente, faz parte da
equipa da Rede de Bibliotecas Escolares.
Sónia Rebelo de Almeida
Vânia Neto
Diretora de Educação e Cidadania da Microsoft Portugal
Licenciada em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, 34 anos. Atualmente é Diretora de Educação, Cidadania e Responsabilidade Social Corporativa da Microsoft Portugal. Desde Outubro de 2011, na Microsoft exerceu funções de gestora do Programa Parceiros na Educação da Microsoft Portugal. Jurista especializada em Direito Administrativo e da Contratação Pública, exerceu funções de consultoria jurídica na Câmara Municipal de Cascais e de Santarém.
Sónia Rebelo de Almeida
Sónia Rebelo de Almeida é licenciada em Engenharia Florestal e possui
uma pós graduação em Gestão de Projetos
em Parceira.
A trabalhar
na ADERE-Peneda Gerês (Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque
Nacional da Peneda Gerês) desde 1998, fez parte da equipa técnica da associação
que desenvolveu, entre outros, os seguintes projetos de desenvolvimento rural e
promoção turística: Centro Rural Soajo- Lindoso; Promoção e Dinamização das
potencialidades endógenas do Parque Nacional da Peneda- Gerês; espaços
protegidos da Galiza e Norte de Portugal; Parques com Vida; Carta Europeia do
Turismo Sustentável; Gestão e dinamização da visitação nas regiões do PNPG
Desempenha
desde 2011 a função de Administradora Delegada da ADERE-Peneda Gerês.
Nuno Eduardo Pousada
Nuno Eduardo
Pousada é licenciado em Biologia Aplicada e tem uma pós graduação em Gestão Ambiental e Ordenamento do
Território.
Atualmente é
Técnico Superior na Câmara Municipal de Ponte da Barca, desempenhando funções
de Coordenação técnica da Porta do Parque Nacional Peneda-Gerês em Lindoso;
organização e acompanhamento de atividades de educação ambiental com grupos de
todas as faixas etárias; visitas guiadas ao Castelo do Lindoso; realização de
trilhos pedestres interpretados; gestão e dinamização da Porta do Parque
Nacional Peneda Gerês em Lindoso (Porta do Lindoso).
Sem comentários:
Enviar um comentário